segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETO “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA” -seleção e análise

I. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO:

 PROVIDENCIAR PASTA COM ELÁSTICO PARA MANTER TODO O MATERIAL PESQUISADO ;

 COMPLEMENTAR PESQUISA, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DADAS ;

 AS ANOTAÇÕES FEITAS PELA PROFESSORA DEVEM SER ATENDIDAS E MANTIDAS NA PASTA;

 ESSE MATERIAL DEVE SER CONSULTADO SEMPRE QUE NECESSÁRIO E PODERÁ SER SOLICITADO PELA PROFESSORA EM QUALQUER FASE DO ANDAMENTO DO PROJETO.

 EM TODAS AS ETAPAS DO PROJETO , DEVE-SE LEMBRAR :

o “OBJETIVO:- Relacionar a PRODUÇÃO LITERÁRIA com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período de 1189/1198 – 1836

o ORDEM : EM PORTUGAL: TROVADORISMO, HUMANISMO, CLASSICISMO, BAROCO e ARCADISMO
NO BRASIL: LITERATURA DE INFORMAÇÃO, BARROCO e ARCADISMO

o TEMPO : O material deve ser suficiente para um vídeo de aproximadamente trinta minutos.

II. SEGUNDA ETAPA : SELEÇÃO E ANÁLISE:

o CAPA:

• ETEC “MARTIN LUTHER KING”
• PROJETO: “SÉCULOS XII A XIX ATRAVÉS DA LITERATURA”
• ETAPA 2 : SELEÇÃO E ANÁLISE
• NOME E NÚMERO DOS COMPONENTES
• DATA MARCADA PARA ENTREGA ___/___/2011
• DATA QUE ENTREGOU ___/___/2011 ( A PROFESSORA PREENCHE)

o ESCOLHER OS TEXTOS LITERÁRIOS QUE DEVERÃO SER UTILIZADOS NO TRABALHO, DE ACORDO COM O OBJETIVO DO PROJETO E A FORMA DE APRESENTAÇÃO QUE PRETENDEM ADOTAR ;
o DECIDIR SE SERÃO USADOS TRECHOS OU TEXTOS NA ÍNTEGRA;


1. COPIAR OU COLAR O TEXTO
2. DESTACAR A PARTE A SER ANALISADA
3. COMENTAR O TEXTO ( O QUE SIGNIFICA)
4. RELACIONAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA LITERÁRIA
5. RELACIONAR COM “com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período”
6. OUTROS COMENTÁRIOS QUE JULGAR INTERESSANTES
7. NOME E NÚMERO DO(A) ALUNO(A) QUE FEZ A ANÁLISE

OBSERVAÇÃO: USAR A LINGUAGEM DO ALUNO
NÃO COPIAR





EXEMPLO:
TROVADORISMOTEXTO 1.

1. COPIAR OU COLAR O TEX
TO

Cantiga da Ribeirinha
Paio Soares de Taveiró
No mundo nom me sei parelha
mentre me for como me vai,
ca ja moiro por vós e ai!
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia
quando vos eu vi em saia.
Mao dia me levantei
que vos entom nom vi fea!
E, mia senhor, des aquelha
me foi a mi mui mal di’ai!
E vós, filha de Dom Paai
Moniz, e bem vos semelha
d’aver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d’alfaia
nunca de vós ouve nem ei
valia d’ua correa.

3.COMENTAR O TEXTO ( O QUE SIGNIFICA)
O texto fala de um homem apaixonado que tenta demonstrar seus sentimentos. Coloca seu sofrimento como o maior de todos ( ninguém se assemelha a ele) ; pois, seu sofrimento é um elogio á mulher amada. Apaixonou-se no momento em que a viu. Ao invés de dizer que ela estava bonita, diz que não estava feia e fala da vestimenta da moça. Pela intensidade de seu amor, acha que mereceria um grande prêmio como recompensa, mas sabe que ela não pode corresponder

4.RELACIONAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA LITERÁRIAÉ uma cantiga de Amor do período trovadoresco. O eu lírico é masculino e coloca-se como vassalo da mulher amada, num amor impossível por uma mulher casada ou de uma nobreza superior à sua. Trata-se do amor cortês .
A mulher é idealizada e não pode ser identificada.


5.RELACIONAR COM “com os acontecimentos sociais, econômicos, políticos, religiosos, filosóficos, culturais, ”históricos” do período”
O período histórico em que surgiu o Trovadorismo foi marcado por um sistema econômico e político chamado
Feudalismo, que consistia numa hierarquia rígida entre senhores: um deles, o suserano, fazia a concessão de uma terra (feudo) a outro indivíduo, o vassalo. O suserano, no regime feudal, prometia proteção ao vassalo como recompensa por certos serviços prestados.
Essa relação de dependência entre suserano e vassalo era chamada de vassalagem.
Assim, o senhor feudal ou suserano era quem detinha o poder, fazendo a concessão de uma porção de terra a um vassalo, encarregado de cultivá-la.

6.OUTROS COMENTÁRIOS QUE JULGAR INTERESSANTESComo vimos na Cantiga da Ribeirinha, o homem se coloca como vassalo da mulher amada,refletindo o feudalismo
( vassalagem).

7.NOME E NÚMERO DO(A) ALUNO(A) QUE FEZ A ANÁLISE

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX N° xxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário